Piloto Automático

Piloto automático e suas vantagens: Segurança, conforto e economia

As tecnologias desenvolvidas para aperfeiçoar a navegação apresentam grandes vantagens no segmento náutico e marítimo. Existem várias opções de eletrônicos que facilitam a navegabilidade e proporcionam mais segurança, conforto e economia.

O piloto automático é um excelente exemplo para quem está à procura dessas vantagens na hora de navegar.

Mas como funciona o piloto automático? Assumindo o controle dos lemes de forma eletrônica, irá compensar as variações através do sensor de rumo e sensor de posição de lemes, mantendo a embarcação na trajetória definida com precisão.

A velocidade e aceleração continuam sob controle do capitão, sendo o controle de lemes executado pelo piloto automático.

O piloto ainda pode receber dados de navegação de um GPS, permitindo assim navegar a partir de uma rota pré-estabelecida.

Após definida uma rota segura, ou determinado o rumo desejado a se navegar, o piloto automático permite que o capitão possa soltar o timão e supervisionar a navegação de forma mais tranquila, com maior precisão e sem variações comumente causadas pelo vento e maré.

Como a navegação se faz de forma precisa na rota estabelecida, ou seguindo um rumo sem variação, o trajeto final percorrido é muito menor se considerar as correções de leme feitas a todo momento quando se está navegando “na mão”. Percorrendo um trajeto menor, o consumo de combustível será menor.

Além de economizar combustível, a navegação é mais prazerosa, mais confortável, sendo os balanços do barco minimizados com correções sutis.

A calibração do piloto automático é muito importante, de forma que ele não faça correções muito bruscas a ponto de derrubar objetos ou pessoas a bordo, mas suficientemente rápido para vencer as variações de vento e maré. Além das correções de resposta é importante calibrar o piloto automático de forma que em altas velocidades não apresente constante variação de PROA, o que pode causar desconforto a bordo.

O painel de comando do piloto automático deve ser instalado sempre em local de fácil acesso e visualização, garantindo que se necessário, possa ser rapidamente desabilitado para uma correção de rumo manual.

Para cada tipo de embarcação, deve-se verificar o modelo de piloto automático compatível, desde sua capacidade de resposta em deslocamento até o tipo de atuador necessário para movimentar os lemes.

Um piloto automático muito versátil que atende à diferentes tipos de embarcações é o Onwa Marine KAP-866, podendo ser instalado desde embarcações operacionais, pesqueiras, veleiros, yachts e até rebocadores, além de contar com sensor de rumo digital que avalia as respostas da embarcação em 9 eixos de movimentação, tem porta de comunicação bi-direcional Nmea0183 e pode ser instalado com diferentes tipos de atuadores de leme, como solenoides, timonerias, bomba hidráulica e até mesmo atuadores mecânicos.

O sensor de leme do piloto automático Onwa Marine KAP-866 é do tipo heavy duty, para trabalho pesado, garantindo maior durabilidade e resistência, afinal é o sensor de leme que vai ficar o tempo todo fazendo a leitura de posição dos lemes e informando ao piloto automático para que faça o cálculo de movimento e correção.

A ligação do piloto automático com o navegador GPS é simples através do Nmea0183, compatível com diversas outras marcas, e quando necessário fazer a comunicação através de Nmea2000 basta adicionar o conversor bi-direcional Onwa Marine KC-2W.

Para os diferentes tipos de atuadores de leme, a Onwa Marine oferece o conversor LSD-50P que é utilizado nas instalações com bomba hidráulica ou atuador mecânico. Para sistemas com solenoides a conexão é direta.

Está em dúvida quanto ao piloto automático correto para sua embarcação? Consulte um técnico especialista da NAVITEC, que é distribuidora exclusiva Onwa Marine no Brasil e atua no mercado desde 2009.

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