SISTEMA AIS

 

Uso do AIS em embarcações

 

Navegar é sempre uma experiência agradável, porém quando em locais de elevado tráfego marítimo, zonas de fundeio ou canais apertados, a situação pode complicar, exigindo a atenção das embarcações no entorno, tomadas de decisões rápidas e precisas. O AIS pode ser um grande aliado a bordo nessas situações e diversas outras.

O AIS (Automatic Identification System) é um sistema automático de identificação, podendo transmitir dados entre as embarcações, auxiliando no entendimento do trafego marítimo e auxiliando como sistema anticolisão.

Antes de nos aprofundarmos um pouco mais no assunto, precisamos entender os tipos de AIS.

Quais os tipos de AIS?

Precisamos entender que existem sistemas ou dispositivos AIS que apenas transmitem, apenas recebem ou transmitem e recebem.

Dispositivos AIS que apenas transmitem, normalmente são utilizados como balizadores, tendo como maior aplicação demarcar um obstáculo na água. Podem ser usados para demarcar um canal de acesso, um naufrágio, risco a navegação, pequena embarcação de apoio e também são muito utilizados por pescadores para sinalizar suas redes, entre outros.

Quando um transmissor AIS é utilizado em balizamento, normalmente faz-se o uso de sistema completamente autônomo, com bateria interna e placa solar, descartando a necessidade de manter o equipamento ligado em uma rede alimentada, como é o caso do KS-33NT_X_SOLAR, que, além de equipado com placa solar, conta com duplo banco de baterias internamente, para garantir longos períodos de transmissão, mesmo em condições adversas como chuva, nevoeiro ou períodos sem sol.

Já os pescadores, para sinalizar suas redes, costumam optar por um equipamento mais compacto, com bateria interna para longos períodos, com a possibilidade de recarregá-los quando não utilizando. Um bom exemplo é o KS-33NT_X, que permite até 15 dias de autonomia com uma única carga de bateria, disparando um pulso a cada 3 minutos.

Estes dispositivos podem ser configurados, quando necessário, para disparar pulsos de localização em períodos menores, o que impacta diretamente no consumo de bateria e tempo de autonomia.

Dispositivos AIS que apenas recebem são muito utilizados em estações de monitoramento em terra, permitindo visualização e análise do tráfego marítimo próximo. Também é comum encontrar receptores AIS em pequenas embarcações de lazer, as quais não querem ser identificadas, mas precisam receber informações do tráfego marítimo próximo.

Para estações de monitoramento em terra, normalmente estes equipamentos estão ligados a computadores que utilizam de robustos softwares de monitoramento. Neste caso, o comum é optar por um equipamento como o KS-200B, que além da porta de comunicação de dados NMEA 0183, que é o padrão marítimo, possui ainda uma porta padrão Ethernet permitindo ser ligado diretamente em um computador ou em uma rede de computadores. É bastante comum que esses equipamentos sejam instalados em torres para maior área de cobertura/recepção e ligados diretamente em um link de transmissão de dados, enviando as informações para a central de monitoramento distante.

Dispositivos AIS do tipo transceptores, que recebem e transmitem, são os mais comuns a bordo de embarcações, permitem ao usuário visualizar o tráfego marítimo próximo, bem como enviar informações quanto à sua posição, rumo, velocidade, entre diversas outras informações, permitindo que as outras embarcações próximas recebam essas informações e tenham conhecimento de sua trajetória, além de facilitar a comunicação, uma vez que o AIS transmite o nome e indicativo de chamada da embarcação.

O transceptor pode ser do tipo “black box”, um módulo para ser ligado ao sistema eletrônico de navegação a bordo, como, por exemplo, um Navegador GPS ou radar, é o caso do KS-200A. Ele pode ainda ser integrado a um MFD (Multi Function Display), ou display multifuncional.

No caso de um display multifuncional, o AIS é integrado e mostra todas as informações recebidas na tela, com a possibilidade de sobrepor essas informações na carta de navegação eletrônica, no radar ou ainda de forma gráfica simplificada como na função AIS radar que, apesar de se parecer com um radar, irá mostrar os “alvos AIS” próximos em escala de distância. Nos referimos como alvos AIS, pois estes podem ser embarcações ou balizas, como mencionado anteriormente.

Para equipar uma embarcação, a opção mais sensata é um display multifuncional com transponder AIS, pois as informações de AIS, Carta Náutica e Radar, quando integradas, permitem uma noção completa da situação em torno da embarcação, além de uma navegação muito mais segura.

Os displays multifuncionais com transponders AIS são oferecidos nas mais diversas configurações e tamanhos de tela, oferecendo diferentes recursos, como por exemplo o KP-38A, que é compacto, tem uma tela de 5 polegadas e oferece as funções de navegador GPS com Carta Náutica e transponder AIS. Se a tela de 5 polegadas parecer pequena, existe a opção KP-39A, com tela de 7 polegadas e as mesmas funções de navegador GPS, com Carta Náutica e transponder AIS.

Agora, se a sua embarcação, além de transmitir e receber AIS ainda precisa ser equipada com sonda, então a opção mais adequada é o KCombo-7A.

Ainda pensando em uma tela maior e com mais recursos? O KP-1299X além de navegador GPS com Carta Náutica, Sonda e Radar, ainda oferece saída de vídeo para você replicar todas as imagens do seu multifuncional em uma TV ou monitor, permitindo observar a navegação numa segunda tela a bordo.


Anterior
Anterior

Piloto Automático